O Golden Visa em Portugal: que alternativas após a reforma de 2023?
vistos-gold
Partager l'article
Partager l'article sur FacebookPartager l'article sur XPartager l'article sur LinkedIn

O Golden Visa em Portugal: que alternativas após a reforma de 2023?

Mahaut Fauquet
-
Modifié le
July 8, 2024
Guia de compra
Conteúdo

Portugal, com seu clima ensolarado, belas paisagens e cultura acolhedora, sempre atraiu investidores de todo o mundo. Entre eles, muitos usaram o Golden Visa, um programa de residência por investimento que permite que estrangeiros e suas famílias obtenham uma autorização de residência em Portugal, e abre as portas para muitos benefícios. No entanto, desde 2023, mudanças significativas foram feitas no programa, agora excluindo a compra de imóveis de suas condições.

Quais são as novas alternativas para obter um Golden Visa em Portugal? Vamos explorar em detalhes os termos, condições e benefícios do famoso visto dourado no país azul.

Obter um Golden Visa em Portugal

O que é um Golden Visa?

O programa Golden Visa, ou Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), é um programa de residência por investimento projetado para cidadãos de fora da UE. Lançado em 2012 em Portugal para relançar a economia e o mercado imobiliário, o programa tem atraído desde então um grande número de investidores em diferentes setores (por um montante superior a 5 mil milhões de euros), e mais particularmente no imobiliário, que cresceu exponencialmente nos últimos dez anos<

h3 id="">Quais são as vantagens do Golden Visa?

Os titulares de Golden Visa obtêm uma autorização de residência em Portugal, válida para si e para as suas famílias. Como Portugal faz parte da União Europeia, uma autorização de residência portuguesa permite que seu titular viaje livremente dentro do espaço Schengen sem a necessidade de um visto adicional. Após cinco anos de residência, os titulares podem solicitar a cidadania portuguesa, desde que atendam aos critérios de residência e idioma.

Que mudanças mudaram nos últimos anos?

Em 2020, o governo apresentou uma alteração para excluir imóveis em áreas de tensão, ou seja, Porto, Lisboa e na costa portuguesa, das condições para obtenção do Golden Visa. Em 2023, o ex-primeiro-ministro tomou uma decisão mais radical: retirar todas as compras de imóveis das condições. Uma das principais razões é o desejo de reduzir a pressão sobre o mercado imobiliário local, uma vez que as autoridades portuguesas constataram que o afluxo de investimento estrangeiro no imobiliário está a contribuir para um aumento significativo dos preços, tornando a habitação menos acessível para os residentes locais. Ao reorientar o programa, o governo pretende incentivar outras formas de investimento que sejam mais benéficas para a economia nacional.

Explore os nossos imóveis para venda na região
Ver casas e apartamentos
Explore os nossos imóveis para venda
Ver casas e apartamentos

Quais são os novos requisitos para obter um Golden Visa

Desde a reforma de 2023, eis as principais formas de obter um Golden Visa em Portugal:

  1. Criação de emprego: com um investimento de 500.000 euros na criação de novos negócios ou na expansão dos existentes, desde que leve à criação de pelo menos cinco empregos permanentes.
  2. Pesquisa e desenvolvimento: com um investimento de 500.000 euros em pesquisa científica ou tecnológica.
  3. Arte e Cultura: com um investimento de 250.000€ na preservação ou renovação do património cultural português, ou no apoio às artes.
  4. O fundo de investimento: com um investimento de 500.000 euros em fundos de capital de risco ou fundos de investimento destinados a capitalizar PME portuguesas.
  5. Desenvolvimento regional: com um investimento de 400.000 euros em zonas com baixa densidade populacional, contribuindo assim para o desenvolvimento destas regiões desfavorecidas.

E para além do investimento, deverá:

  1. Nunca ter sido recusado um visto na Europa
  2. Ter um registo criminal limpo em Portugal e no seu país de origem
  3. Ter seguro de saúde

Como renovar o seu Golden Visa?

Para renovar seu visto, basta ter passado um mínimo de 7 dias no primeiro ano, depois 14 dias por ano em Portugal. Estes períodos particularmente curtos permitem incentivar os estrangeiros que não pretendem necessariamente instalar-se no país a investir em Portugal (e assim obter um visto Schengen). Após 5 anos de Golden Visa, é possível solicitar a nacionalidade ou residência permanente.

Conclusão

A reforma do Golden Visa de Portugal em 2023 marca um ponto de virada significativo, mas o programa continua sendo uma oportunidade atraente para investidores estrangeiros. Ao apostar em investimentos que beneficiam diretamente a economia e a sociedade portuguesas, o programa continua a oferecer um caminho atrativo para a residência e, potencialmente, para a cidadania europeia. Quer esteja interessado em iniciar negócios, apoiar a investigação ou preservar o património cultural, Portugal oferece muitas oportunidades para quem procura investir num futuro próspero.

Préparez votre achat immobilier en France dès aujourd'hui avec notre guide expert!
Télécharger le guide d'achat
Artigos sobre a região
Procurar em todos
Artigos semelhantes
Procurar em todos
Artigos relacionados
Procurar em todos
No items found.